Câmera digital dispensa uso de senhas no PC - Curiosidades da Internet

Curiosidades da Internet

Curiosidades Descoladas!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Câmera digital dispensa uso de senhas no PC



Uma empresa canadense criou uma câmera digital capaz de reconhecer o rosto do usuário de um computador, dispensando o uso de senhas ou cartões de segurança.

O brinquedinho VisionAccess 3D DeskCam, da Bioscrypt, custa US$ 350 e será lançado nos EUA no segundo semestre para usuários corporativos. Entre o final deste ano e o começo do próximo, ele também deve ser disponibilizado para usuários domésticos e, até lá, é possível que seu preço já tenha caído.

É a moda da biometria, ou o reconhecimento de pessoas através de suas características físicas. Em São Paulo, por exemplo, academias de ginástica e locadoras de vídeo já identificam seus clientes através das impressões digitais.

A webcam de reconhecimento 3D não exige que o usuário fique parado em uma mesma posição: ele pode se movimentar, porque o equipamento usa raios infravermelhos para “escanear” os rostos nos mais diversos ângulos, sob diferentes condições de luz. De acordo com o site de tecnologia “Cnet”, que testou a novidade, a câmera usa 40 mil pontos para identificação facial.

Segundo Ryan Zlockie, diretor de produtos da companhia, a máquina conseguiu identificar as diferenças mesmo em testes realizados com gêmeos idênticos e moldes que imitavam rostos. “Alguém que se registrou com barba e depois a tirou, não precisa fazer o cadastro novamente. Mas se passar por cirurgia plástica, a repetição do procedimento será necessária”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publipt! Clique Aqui!