Os Cuidados com a Cerveja - Curiosidades da Internet

Curiosidades da Internet

Curiosidades Descoladas!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Os Cuidados com a Cerveja



Que a cerveja é a bebida preferida de 10 entre 10 brasileiros, a maioria dos homens estão “carecas e barrigudos” de saber. Porém é importante lembrar que o consumo em excesso, muitas vezes, pode ser a causa da indesejada “barriga” ou daquele “pneuzinho” que se instalou no seu abdome e que não sai de lá nem por decreto, conta a nutricionista, Sílvia Helena Marangoni.

A especialista explica que a cerveja não é simplesmente uma bebida que contém alcóol, já que ao observar sua fórmula encontramos grupos de proteínas pré-digeridas durante o processo de fermentação, sais minerais e açucares de fácil digestão que conferem a bebida uma redução sensível do seu efeito alcoolinizante, quando comparada a outras bebidas.

Por outro lado, a cerveja proporciona o aumento da diurese porque o álcool deprime a produção de hormônio antidiurético pelo cérebro. “O excesso de diurese provoca sede, o que leva ao consumo de mais cerveja. O ideal é alternar o consumo de cerveja com o consumo de água, para evitar a desidratação e os efeitos da famosa ressaca”, lembra.

Numa conversa de amigos em uma mesa, 5 a 10 copos de cerveja desaparecem com facilidade pois desde o momento em que uma bebida alcoólica é ingerida, o organismo lhe dedica especial atenção.

Segundo a nutricionista, quando consumido em excesso, o alcool serve como fonte de energia para o organismo. “Quando os níveis de acetato, o subproduto da metabolização do álcool, se elevam após a ingestão de bebida alcoólica, o metabolismo passa a queimar o acetato em vez da gordura, dos carboidratos e das proteínas, fato que leva a um acúmulo de tecido gorduroso e ganho de peso”.

Ao longo da vida beber em excesso produz déficit de todos os nutrientes alerta a Marangoni. “A cerveja em particular pode irritar o estômago, estimulando-o a liberar mais ácido e abrindo caminho para úlceras gástricas, esofágicas e câncer de reto”, ensina.

A nutricionista orienta que o ideal é consumir uma lata de cerveja ao dia e que o bom censo deve fazer parte das escolhas diárias. “Os prejuízos sociais e para a saúde são expressivos quando o consumo do álcool não é controlado.”

1 copo de 300ml de cerveja tem = 123 Kcalorias.

Fonte: Brchef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publipt! Clique Aqui!