A crise financeira - Curiosidades da Internet

Curiosidades da Internet

Curiosidades Descoladas!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A crise financeira

Foi assim:

O 'seu' Byul tinha um bar, na Vila Carrapato, que vendia cachaça, 'na caderneta', aos seus leais fregueses, bêbados, quase todos desempregados.

Porque vendia a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobre preço que os pinguço pagam pelo crédito). O gerente do banco do seu Byul, um ousado administrador, formado em curso de 'emibiêi', enxergou na caderneta dos haveres do bar um ativo (recebível) e resolveu fazer a tal da 'securitização' dessa dívidas.

Isto é, comprou esses créditos da caderneta. Adiantou o dinheiro para o seu Byul, mediante um certo desconto (deságio), tendo a pindura dos pinguços como garantia.

Mais adiante, uns 'zé-cutivos' de bancos, compraram esses recebíveis do primeiro banco e os utilizaram para garantir (lastrear) papeis como CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS e outro acrônimos financeiros, que ninguém sabe exatamente o que querem dizer.

Aí apareceram uns 'experts', formados em Ávarde, que compraram esses papéis e fizeram a 'estruturação' desses créditos (mais ou menos como fazer xerox de dinheiro) e foram para a BM&F (Bolsa Mercantil e de Futuros), levantando uma grana firme através dessas operações estruturadas de derivativos ('alavancagem'), cujo lastro inicial ninguém mais conhecia (as tais cadernetas do seu Byul).

E assim foi a 'pirâmide' foi crescendo: o primeiro banco vendeu para um segundo, que vendeu para um Fundo de Pensão, que vendeu para outro Banco e assim sucessivamente, todo mundo comprou de todo mundo.

Até mesmo o primeiro banco que 'descobriu' a caderneta do seu Byul, acabou comprando um pedaço da sua própria carteira original nessa 'corrente da felicidade'..

Assim, esses derivativos foram sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Os tais zé-cutivos, emibiêis, ceos e corretores de Bolsa ganhando milhões de comissão e 'bônus' por performance, fazendo nóis que trabáia parecendo burro.

Até que alguém descobriu que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Byul vai à falência.

E toda a cadeia 'sifu', mesmo nós que não fizemos aplicação nenhuma.
Entendeu agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publipt! Clique Aqui!