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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bimota Tesi 3D, uma moto-conceito para venda



Ferrari das motos vai fabricar apenas 29 unidades da Tesi 3D, moto revolucionária que traz soluções inéditas em sua ciclística.

Sem garfo dianteiro
O motor é o 1100 DS da Ducati com duas velas por cilindro e 1079 cm³, com comando de válvulas desmodrômico e refrigeração a ar. Capaz de produzir 95 cv de potência máxima a 7.750 rpm e 10,5 kgm de torque máximo a 4.750 rpm, o propulsor é uma das novidades da Tesi 3D mas, sem dúvida, não é a principal.

Estão na ciclística as grandes inovações dessa exclusiva Bimota. O que chama mais atenção é sem dúvida a “falta” do garfo dianteiro. Em vez da tradicional suspensão com garfos telescópicos, a Tesi 3D utiliza um inédito sistema de braço oscilante em treliça, separando a caixa de direção da suspensão dianteira. Segundo a marca, isso proporciona uma maneabilidade mais precisa.

A suspensão dianteira traz um amortecedor pneumático a óleo, fixado à parte inferior do quadro. O sistema, batizado de pull-rod, e toda a filosofia de construção desta Bimota foram criados pelo jovem engenheiro Pierlugi Marconi, no início dos anos 90, que os apresentou em sua tese de conclusão de curso – daí o nome Tesi, que significa tese em italiano. A 3D é a última evolução desse projeto.

O quadro também é outra novidade. Forjado em alumínio, é separado em duas partes, que têm o formato da letra grega ômega – são dois arcos em cada lado da moto, sustentando motor, balança traseira e dianteira. Com isso, diminui-se o peso da moto – a Tesi 3D pesa apenas 168 kg (a seco).

Design e exclusividade

O design merece destaque, já que com “duas” balanças oscilantes – a dianteira e a traseira – fica difícil saber se a Tesi 3D está indo ou vindo. Brincadeiras à parte, a carenagem é dominada pelo farol vertical. Na traseira, chamam a atenção as duas saídas de escapamento com ponteiras triangulares.

A posição de pilotagem é bastante racing, com as pernas flexionadas e o peito sobre o tanque. Entretanto, pensando nos 29 felizardos, a Bimota dotou a Tesi 3D de pedaleiras ajustáveis assim como as motos de pista.

Além disso, para garantir ainda mais exclusividade, cada uma das 29 unidades da Tesi 3D vai trazer uma placa de ouro, onde estarão gravados o número de série da moto e o nome do comprador. Como se não bastasse ter os 30.000 euros (cerca de R$ 90.000) para comprar essa obra-de-arte da engenharia italiana, o proprietário vai ganhar uma capa para sua moto, cavalete de competição, jaquetas e luvas da Bimota.

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