Surf, O esporte da onda - Curiosidades da Internet

Curiosidades da Internet

Curiosidades Descoladas!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Surf, O esporte da onda

A primeira vista, o surf pode parecer um esporte de fácil aprendizado. O que dificultaria seu exercício seria o medo do mar adquirido pelas pessoas. Seria essa afirmação verdadeira? Quando o assunto é ondas gigantes, o surf exige mais do que prática e técnica. Coragem e paixão pelo esporte estão por trás do sucesso dos brasileiros e estrangeiros ao redor do mundo, que sonham em enfrentar ondas de até 100 pés.

É no Hawaii, nos EUA, onde estão os maiores picos do mundo. A onda mais famosa, Pipeline, localizada no North Shore havaiano, atrai surfistas de todos os lugares do planeta, mas todos com o mesmo objetivo: passear por seus perigosos sales azuis. No Brasil, Saquarema honra o esporte, sendo considerada por muitos a cidade com as melhores e mais fortes ondas do país. Quanto à importância, Florianópolis é um local de extrema importância, mais especificamente na praia da Joaquina. O local é o palco de campeonatos históricos, como o do Hang Loose de 1986 que marcou a volta do circuito mundial para o Brasil.

As maiores ondas do mundo são encontradas na costa norte da ilha de Oahu e duram apenas três meses do ano (dezembro a fevereiro). Essas gigantescas ondas são ocasionadas por tempestades vindas do norte e oeste do oceano Pacífico, gerando ondas de até vinte metros trazidas pelos ventos alísios, predominantes nessa época do ano. Como o arquipélago havaiano não possui plataforma continental (como é o caso do Brasil), as ondulações marcham poderosas, sem perda de intensidade, e só param ao encontrar as bancadas de coral próximas à areia, criando as melhores ondas para surfe do mundo.

Entre os big riders brasileiros, destacam-se a dupla Carlos Burle e Eraldo Gueiros. Outra de grande destaque é Sylvio Mancusi e Everaldo Pato. Yuri Soledade também faz parte da lista dos brasileiros que vem se dando bem no esporte, com seu parceiro havaiano John Gandini.

Um tradicional evento que vem agitando o mundo do surf é o Quiksilver Big Wave Invitational in Memory of Eddie Aikau. Pela primeira vez na história, a marca patrocinadora da competição deixará na mão do público a escolha dos surfistas que formarão a mais cobiçada lista de convidados. Seis surfistas brasileiros estão entre os nomes disponíveis para votação no site da Quicksilver: Aldemir Calunga, André Rei, Carlos Burle, Danilo Couto, Ricardo Bocão e Rodrigo Resende.

Daniele Morgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publipt! Clique Aqui!