Como ensinar o seu filho a poupar? - Curiosidades da Internet

Curiosidades da Internet

Curiosidades Descoladas!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Como ensinar o seu filho a poupar?

Dê um cofrinho ao seu filho: Isso vai ajudá-lo a guardar o dinheiro, sobretudo, as moedas. À medida que for juntando dinheiro, seu filho consegue medir o próprio progresso. Seja porque vê o cofre encher ou porque, ao levantá-lo, sente o aumento do peso.Faça um orçamento: A idéia aqui é estimular a criança a pensar naquilo que gostaria de comprar com o dinheiro da mesada: figurinhas, jogos, revistas etc. Ao lado de cada item, coloque uma previsão de custo. Feito isso, some tudo e compare com o valor da mesada. Caso os gastos excedam essa quantia, questione sobre o que pretende fazer. Refletir sobre isso irá ajudar seu filho a alinhar seus desejos de consumo com a sua realidade financeira.

Estimule-o com metas:Uma forma de ajudá-lo a entender melhor as vantagens de poupar é através de metas. Não há nada melhor do que um objetivo para nos incentivar a poupar, com as crianças é a mesma coisa. Provavelmente a mesada do seu filho não é suficiente para realizar todos os sonhos de consumo, que ele possui.Assim, ajude-o a definir um objetivo e a se planejar para isso. O ideal é começar com uma meta de curto prazo. Afinal, crianças têm um entendimento distinto de tempo e tendem a se desanimar se tiverem que esperar vários meses para atingir seu objetivo.

Incentive-o a investir: Por mais que hoje em dia esteja mais fácil investir com pequenas quantias, é provável que o seu filho no início não tenha mais do que R$ 50 para aplicar. Nesse caso, a poupança é uma opção mais simples, pois não cobra taxas ou impostos e não exige depósitos adicionais.A previdência complementar também é uma boa alternativa, sobretudo, se você conseguir convencer o seu filho a poupar uma quantia fixa todos os meses. E, é claro, explicar que não poderá sacar esse dinheiro nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publipt! Clique Aqui!