A explosão da bolha definitiva - Arnaldo Jabor - Curiosidades da Internet

Curiosidades da Internet

Curiosidades Descoladas!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A explosão da bolha definitiva - Arnaldo Jabor

Em 2031, o presidente do Conselho das Empresas Transnacionais que formavam a nova ONU, o norte-coreano Kim Jong-9º, gesticulava em frente aos telões que mostravam o mundo na mais recente supercrise financeira – a Bolha Definitiva (“The Ultimate Bubble”). As telas lembravam antigos filmes russos, com as massas de São Petersburgo correndo sob metralhadoras de policiais super-armados, como Darth Vaders do capital financeiro do futuro. A explosão da super-bolha criara uma rebelião de massas planetária.
Apesar das horrendas imagens de desespero e fome nos telões, a voz de Kim Jong-9º se alçava: “A normalidade somos nós! O liberalismo é a natureza!” (Oh, ardilosa escolha – um membro dos excluídos presidindo a assembléia dos países ricos!).
A fome mundial tinha criado mega-Somálias (a Somália antiga era encarada agora como reles dieta para emagrecer). Ele gritava, com seu sotaque anglo-coreano: “A fome auto-regula o mercado dos vivos, a fome controla a superpopulação.”
No super-turbo-capitalismo de 2031, a cada progresso seguia-se uma crise financeira que aumentava o desemprego e o desespero. Os excedentes não eram mais as mercadorias; os excedentes eram os ex-consumidores.
Aumentara a massa de países excluídos e, Great Wall Street declarava: “O capitalismo se auto-inventa sempre e tudo se normalizará!”
Os presidentes dos guetos ricos (os OAs -oásis, em robótica) sabiam que a evolução da indústria financeira com os mais recentes power-derivatives alavancavam seus lucros, mas arrasavam as populações pobres num efeito dominó. Tudo bem, pois a compaixão era considerada um ridículo vício romântico.
Desde a grande bolha de 2008, iniciara-se em toda parte uma guerra não de países, não de blocos, mas de violência cega entre seitas, gangues e etnias.
Daí nasceu a ONU-Swat, uma espécie de Bretton Woods militarizado, convocada sempre para baixar o pau e manter a lógica mercantil do mundo.
Esta nova polícia planetária lutava contra os terroristas-vingadores, comandantes dos excluídos (seu fundador supremo era o saudoso Osama Bin Laden, para sempre lembrado em bustos eternos) que germinavam aos milhares em todo o ex-Terceiro Mundo (hoje Exclusion Zones) e que, se comunicando num patuá mesclado de socialismo tardio e fundamentalismo jihadista, eram a brutal interface entre a miséria e os guetos de prosperidade (os OAs).
Esses vingadores, paradoxalmente, fizeram progredir brutalmente a fabricação de armas nucleares táticas e do assassinato tecnológico. A indústria do extermínio florescia como nunca. Nesse dia de grande pavor, o presidente Kim 9º falava para o mundo em pânico.
O perigo era total porque o comandante do complexo militar Rússia-Venezuela-Irã, liderado pelo bisneto de Ahmadinejad, o Aiatolá Al Khagafi, que sempre pareceu concordar diplomaticamente com a ONU, agora ameaçava o mundo rico (os OAs) com bombas MOAB (American Massive Air Blast Bomb), também conhecidas como “as mães de todas as bombas”, usadas contra o Talibã no início de século 21. “Loucura ou nova forma de chantagem?”, gritavam as TVs dos países ricos.
Essas ogivas tinham sido vendidas a preço de banana por uma bisneta de Donald Rumsfeld que, bêbada e sádica, abrira os ex-arsenais americanos e fugira para Cubanacan.
Os líderes mundiais tremiam de pavor: “Como? Al Khagafi está jogando para valer?” A inteligência da ONU-Swat afirmava que sim, era para valer.
Khagafi apontara as ogivas nucleares contra as ilhas bem-aventuradas que ainda havia no mundo, “the Very Happy Few – VHF” .
“Não haverá na Terra lugar nenhum que não seja um campo de fugitivos!”, ameaçara o líder terrorista. As ogivas de Al Khagafi roncavam em sinistra contagem regressiva.
Por isso, Nueva Iorque tremia, como tremia Paris-Rive Droite, como tremia Madrid-Movida, como tremiam Berlim 1 e Berlim 2 (reconstruído o muro contra os turcos imigrantes e invasores africanos), como tremia White Los Angeles, como tremia Canadian Club, como tremiam Tokiorama, Hawaii-Disney, Arizona Dream e tantas outras ilhas de consumo, sabendo que as ogivas vendidas pela neta de Rumsfeld a Khagafi partiriam a qualquer momento.
Por isso, a Assembléia Geral da ONU-Swat fervia com discursos apavorados. No entanto, o presidente da entidade, Kim 9º, sabia mais que todos, era hábil e conhecia bem o método de chantagem de seu antigo amigo Al Khagafi.
Assim, foi genial sua interpretação teatral de pétrea intransigência nas negociações com ele, quando levou propositadamente as conversações a um impasse trágico, o que destruiria a humanidade rica.
Foi genuíno o seu ódio, quando pareceu que Al Khagafi iria, em nome dos famintos e de um rancor secular, destruir as prósperas OAs. Foi genial a ostentação de desespero de Kim 9º (merecia o Oscar), quando as ogivas partiram e o terror se espalhou no mundo rico.
Kim 9º fingiu um convincente pavor até o momento em que os foguetes mudaram subitamente suas rotas e começaram a atingir os pontos pobres do mapa-múndi, inclusive a própria base de lançamento de foguetes na Mesopotâmia.
Kim 9º ostentou surpresa e dor, mesmo sabendo que Al Khagafi, conforme combinado, voava naquele momento num Boeing 7777 para seu feliz exílio em Canadian Club.
Foi um alívio mal-disfarçado nos oásis ricos do mundo, quando as bombas exterminaram apenas os CEPOs (Centros Excedentes de População Ociosa), lugares remotos e esquecidos como Safari Lands, New Bangladesh, Rwanda Tours, Brazilian North-East, Sarajevo Park, Apartheid Europe...
O mercado mundial se auto-regulava com a extinção do excedente de excluídos, e o liberalismo podia então começar um novo ciclo.
“Quem disse que o capitalismo não se planeja?” foram as palavras sussurradas por Kim Jong-9º, em “off” para seus colegas da ONU-Swat, enquanto, online, ele jorrava lágrimas de desespero pela catástrofe que exterminou milhões de ex-consumidores. A operação de raspagem do perigo malthusiano fora um sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publipt! Clique Aqui!